Main international stock exchanges trade up. Investors are excited about the possibility of the FED being decidedly dovish at the monetary policy meeting that will be held on Wednesday.*

Main international stock exchanges trade up. Investors are excited about the possibility of the FED being decidedly dovish at the monetary policy meeting that will be held on Wednesday.*

Edição 2214

18/03/2019

Bolsas de ações operam em alta na maioria das principais praças globais. Investidores animados com a possibilidade de o Fed ser decididamente "dovish" na reunião de política monetária que acontece nesta quarta-feira. Espera-se que os membros do Fed revisem suas projeções, prevendo apenas uma alta dos fed funds neste ano.

As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta segunda-feira. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific, apurou ganho de 0,8%. Notícia de que o governo chinês deve anunciar, proximamente, redução no imposto sobre valor adicionado (IVA) deu estímulo extra as ações da região. O índice Xangai Composto subiu 2,47%, com maiores ganhos ocorrendo ao final do pregão, com destaque para ações do setor de consumo. Em Hong Kong, o Hang Seng fechou com alta de 1,37%, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,16% em Seul e o Taiex subiu 0,70% em Taiwan. Em Tóquio, o índice Nikkei teve alta de 0,62%, com empresas ligadas à demanda doméstica liderando o movimento. O dólar é negociado a 111,53 ienes neste momento, pouco acima de 111,51 ienes de sexta-feira á tarde.

Na Europa, as ações de mineradoras e bancos, estes estimulados pela notícia de possível fusão entre Deutsche Bank AG e Commerzbank AG, sustentam a alta na região. O índice pan-europeu, STOXX600, se valoriza 0,16%, nesta manhã. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,66%, com expectativas crescentes de que o governo da primeira ministra Theresa May consiga uma saída negociada da União Europeia. O CAC40 avança 0,17% em Paris, enquanto em Frankfurt, o DAX opera próximo à estabilidade (-0,01%). A expectativa de um Fed mais favorável a uma política monetária mais frouxa, na reunião desta semana, favorece o euro diante do dólar. A moeda comum é cotada a US$ 1,1347, com alta de 0,19% ante a divisa americana.

No mercado americano, mercado de ações deve ter uma abertura positiva, com os futuros de ações operando no azul acompanhando os ventos favoráveis que sopram da Europa e Ásia. O futuro do índice Dow Jones sobe 0,18%; do S&P 500 avança 0,21%; do Nasdaq ganha 0,43%. O juro pago pelo T-Note de 10 anos recuou para 2,586% ao ano de 2,588% no fim da tarde de sexta-feira. O dólar opera em baixa frente às principais moedas. O índice DXY cai 0,11%, nesta manhã.

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa na manhã desta segunda-feira. Investidores atentos à reunião da chamada Opep+ (grupo formado pela Opep e mais dez países aliados, liderados pela Rússia, que não integram o cartel) no Azerbaijão para discutir políticas para a commodity em abril. No momento, o barril do petróleo WTI para maio é negociado a US$ 58,15, com queda de 0,63%.

Os ativos domésticos devem acompanhar a tendência ditada pelos mercados internacionais, enquanto se aguarda pela reunião do Fed, bem como do Copom, que será o primeiro encontro comandado pelo novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ambos os eventos ocorrem na quarta-feira.

Top