Markets are expected to be bullish as stock index futures both in the US and Europe are currently up.*

Markets are expected to be bullish as stock index futures both in the US and Europe are currently up.*

Edição 2156

13/12/2018

A abertura dos mercados internacionais sugere um dia de alta, levando-se em conta que os índices futuros das bolsas, tanto dos Estados Unidos como da Europa, registram valorizações, neste momento. Na mesma direção, dado o cenário de menor aversão ao risco, a moeda norte-americana se deprecia frente às principais moedas e as cotações das principais commodities operam em ligeira alta. O bom humor do mercado é sustentado por sinais de que os EUA e a China estão avançando em esforços para superar suas divergências comerciais.

Ontem, circularam notícias de que a China planeja substituir sua política industrial, muito criticada pela Casa Branca, por um programa que deverá dar maior acesso às companhias estrangeiras. Foi confirmado também, que os chineses voltaram a comprar soja dos EUA, como parte do compromisso de Pequim de ampliar importações de produtos agrícolas americanos.

Na Ásia, as bolsas locais fecharam em alta generalizada, pelo segundo dia consecutivo. O índice MSCI Asia Pacific encerrou o dia com alta de 0,70%. Em Xangai, o índice Composto subiu 1,23%, enquanto o Hang Seng avançou 1,29% em Hong Kong. No Japão, o índice Nikkei mostrou valorização de 0,99% em Tóquio, impulsionado por ações do setor siderúrgico e de transporte marítimo. O sul-coreano Kospi subiu 0,63% em Seul; o Taiex avançou 0,43% em Taiwan. O dólar subiu para 113,43 ienes, nesta manhã, contra 113,22 ienes de ontem à tarde.

Na Europa, a primeira ministra britânica, Theresa May, venceu ontem à noite o voto de confiança do Partido Conservador, seguindo, portanto, à frente das negociações para o Brexit. Reduzido o risco que poderia mergulhar o Reino Unido em profunda crise, conjugado as notícias positivas sobre as negociações comerciais entre americanos e chineses, bolsas da Europa apontam para um dia positivo. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, flutua em torno da estabilidade, nesta manhã. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,10%, enquanto o DAX avança 0,06% em Frankfurt. Em Paris, o CAC40 opera com discreta queda de -0,02%. O euro troca de mãos a US$ 1,1379, com alta de 0,10% ante ao dólar, nesta manhã.

O mercado de ações de Nova York deve ter uma abertura positiva nesta quinta-feira, conforme indica o comportamento dos principais futuros de ações. O índice futuro do Dow Jones opera com alta de 0,14%; do S&P 500 sobe 0,22%; Nasdaq avança 0,36%. O juro do T-Bond de 10 anos recua para 2,907% ao ano de 2,910% do ontem à tarde. O dólar recua frente à cesta de moedas captada pelo índice DXY, que mostra recuo de 0,10% nesta manhã.

Os contratos futuros de petróleo, tipo WTI, têm valorização de 0,29% no momento, com o barril sendo negociado a US$ 51,30. Esse movimento reflete o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) divulgado nesta manhã, mostrando queda na oferta da commodity no mês passado, bem como estoques mundiais abaixo do normal.

No mercado doméstico de renda fixa, não deve haver reação em relação à decisão do Copom de ontem, que, conforme amplamente esperado, manteve a taxa Selic em 6,50%. O comunicado da decisão deu indicações de que o juro básico da economia tende a permanecer no atual nível pelos próximos meses. Na agenda econômica, o IBGE divulga as vendas no varejo de outubro, que devem ter ficado estáveis (0,0%) em relação a setembro e aumentado 2,5% se comparadas a igual mês de 2017.

Top