Markets are up this morning on an uneventful day from the economic point of view*

Markets are up this morning on an uneventful day from the economic point of view*

Edição 1581

15/08/2016

Mercados operam em alta, nesta manhã, em dia de poucos eventos do ponto de vista econômico, mas embalados pela percepção de que o crescimento desigual presente entre as economias avançadas continuará exigindo políticas expansionistas por parte dos principais bancos centrais.

Na Ásia, o índice MSCI Asia Pacific fechou com ligeira queda (-0,10%), após a alta de 3,1% acumulada na semana passada. A bolsa do Japão foi destaque de baixa. O índice Nikkei encerrou esta segunda-feira com queda de 0,30%, pressionado pela valorização do iene e pelos fracos dados sobre crescimento econômico. O PIB cresceu a uma taxa anualizada de 0,2% no 2º trimestre, ficando aquém das expectativas do mercado que previam expansão de 0,7% no período. O dólar é negociado a 100,95 ienes contra 101,23 ienes no fim da tarde de sexta-feira. Na China, o anuncio de estudos para preparar o lançamento de uma conexão entre as bolsas de Shenzhen e de Hong Kong animou os investidores. O índice Composto de Xangai fechou o dia com alta de 2,44%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,73%.

Na Europa, bolsas mostram fracas oscilações em meio a baixo volume de negócios, enquanto investidores avaliam as perspectivas para os lucros empresariais e crescimento econômico. O indicie de ações STOXX600 opera com discreta alta (+0,11%), no momento. Em Londres, o índice FTSE100 sobe 0,11%; em Paris O CAC40 avança 0,07%; em Frankfurt o DAX ganha 0,37%. O euro é negociado a US$ 1,1169, com ligeira valorização (+0,06%), nesta manhã.

No mercado americano, o juro pago pelo T-Bond de 10 anos recua 0,45%, situando-se em 1,507% ao ano, enquanto o dólar mostra fracas oscilações em relação a cesta de moedas contidas no índice DXY. O índice futuro de ações, S&P500, opera com alta de 0,20%, neste momento.

Expectativas de que a OPEP, em sua reunião em setembro, procurará adotar medidas que estabilizem a produção do petróleo, mantém as cotações do produto em alta. O produto tipo WTI é negociado a US$ 44,65/barril, com alta de 0,38%, no momento. O índice Geral de Commodity da Bloomberg registra valorização de 0,28%, nesta manhã.

Com a agenda doméstica de indicadores econômicos esvaziada, o recuo dos juros dos Treasuries Bonds de 10 anos, acompanhado pela relativa estabilidade do dólar frente às principais moedas, deve assegurar fracas oscilações para as taxas de DIs futuros. Para a Bovespa, a busca pelo patamar de 60 mil pontos deve continuar, estimulada pela alta das commodities, principalmente petróleo, e pelo clima favorável dos mercados acionários internacionais, no dia de hoje.

Top