O que são?

O que são?

Ao investir seus recursos com uma instituição financeira, devemos levar em consideração uma série de fatores que envolvem não só a instituição em si como também a própria opção de investimento.

Imagem e solidez; transparência no relacionamento com seus clientes; capacidade de gestão e controle de risco; conhecimento de mercado e expertise em soluções financeiras são pilares fundamentais tanto para a gestão de nossos fundos como também decisivos na busca pelas melhores opções de investimento.

Porém, antes de tudo é preciso conhecer as categorias de fundos, suas características e diferenças, bem como os ativos que comporão suas carteiras, que trarão alguns indicativos como retorno estimado, risco e volatilidade. A indústria de fundos de investimento é dividida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão responsável por disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado em categorias base que são:

 

I – Fundos Renda Fixa: Os fundos classificados como “Renda Fixa”, devem ter como principal fator de risco de sua carteira a variação da taxa de juros, de índice de preços, ou ambos, por meio de carteira composta por títulos de renda fixa sejam públicos (LTFs, LTNs, NTN-Fs, NTN-Bs etc.) ou privados (CDBs, Letras Financeiras, Debêntures, etc.).  O fundo classificado como “Renda Fixa” deve possuir, no mínimo, 80% (oitenta por cento) da carteira em ativos relacionados diretamente, ou sintetizados via derivativos, ao fator de risco que dá nome à classe.

 

II – Fundos Cambiais Os fundos classificados como cambiais deverão ter como principal fator de risco de sua carteira a variação de preços de moeda estrangeira, ou a variação do cupom cambial e portanto, no mínimo, 80% (oitenta por cento) da carteira deverá ser composta por ativos relacionados diretamente, ou sintetizados via derivativos, ao fator de risco cambial.   

 

III – Fundo Multimercado: Esse tipo de fundo tem por objetivo proporcionar aos cotistas a possibilidade de obtenção de rendimentos, no médio e longo prazo, superior à variação do CDI – CETIP na maior parte das vezes, por meio de uma carteira diversificada composta por vários tipos de ativos. Com uma carteira mais equilibrada é possível buscar uma melhor proteção contra variações negativas de um determinado mercado. Essa categoria de fundos normalmente apresenta política de investimento abrangente, envolvendo vários fatores de risco, porém sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial.

 

IV – Fundos de Ações: Estes fundos têm como principal fator de risco a variação de preços de ações. Para tanto, no mínimo, 67% de seu patrimônio líquido (PL) deverá ser composto por ações cuja negociação seja feita na bolsa de valores ou em mercado de balcão organizado. Os 33% restantes do PL podem ser aplicados em quaisquer outras modalidades de ativos financeiros, como títulos públicos, títulos privados e outros .

 

Seja por meio de fundos mútuos ou exclusivos, a SulAmérica Investimentos oferece a gestão de diversas modalidades, como as apresentadas acima.

 

Confira, abaixo, as principais vantagens ao investir em um fundo mútuo ou exclusivo:

Fundo Mútuo

  • Diluição de custos fixos, reduzindo o impacto na rentabilidade;
  • Equipe especializada para acompanhar e administrar os recursos diariamente;
  • Possibilidade de diversificação dos investimentos

Fundo Exclusivo

  • Consolidação de informações de rentabilidade em uma única cota;
  • Fundo constituído e gerido conforme os objetivos do cliente;
  • Otimização tributária, via alongamento do prazo de investimento, compensação de eventuais prejuízos e isenção de IOF nos ativos da carteira.

Conheça nossos fundos de investimento em “Escolha seu fundo”

Top