Stock markets remain bullish, showing some resilience due to rising interest rates on 10-year Treasuries, which remain above 3.0% p.a.*

Stock markets remain bullish, showing some resilience due to rising interest rates on 10-year Treasuries, which remain above 3.0% p.a.*

Edição 2101

20/09/2018

Mercados de ações permanecem em alta, mostrando certa resiliência diante da elevação dos juros das Treasuries, que se sustentam acima de 3,0% ao ano, para os papeis de 10 anos. Essa persistência do movimento de alta em ambiente de elevação dos juros sugere que os investidores estão confortáveis com as perspectivas em torno dos lucros corporativos esperados e com a evolução da economia mundial.

Na Ásia, as principais bolsas da região fecharam sem sinal único. Investidores continuam a monitorar os riscos para o comércio global diante das tensões entre os EUA e China, como também começam a se posicionar para a reunião de política monetária do Fed, que acontece na próxima semana. Na China, rumores indicam que o governo de Pequim está planejando reduzir a tarifa média cobrada nas importações de seus principais parceiros comerciais, provavelmente, no próximo mês. Em Xangai, o índice Composto fechou com ligeira queda (-0,06%). Na bolsa de Tóquio, o índice Nikkei teve alta de 0,01%, com investidores, demonstrando cautela, preferindo reduzir suas posições em ações. O dólar é negociado a 112,24 ienes, mantendo-se em patamar próximo do observado ontem à tarde (112,26 ienes). Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou perto da estabilidade; em Seul, o Kospi subiu 0,65%, refletindo os ganhos com tecnologia e eletrônicos. Em Taiwan, o Taiex encerrou o pregão com queda de 0,24%. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific apurou ganho moderado de 0,2%, nesta quinta-feira.

Na Europa, o índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com alta de 0,46%, nesta manhã. Prevalece a percepção de que os impactos de um desentendimento entre os EUA e China tendem a ter efeitos colaterais menores. Em Londres, onde o índice FTSE100 sobe 0,26%, o movimento de valorização é limitado pela desconfiança em relação às tratativas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). Em Paris, o CAC40 avança 0,59%; em Frankfurt, o DAX tem ganho de 0,37%. O euro tem avanço significativo diante do dólar, sendo cotado a US$ 1,1710, com valorização de 0,32%, no momento.

No mercado americano, o juro pago pelo T-Bond de 10 anos encontra-se estável no patamar de 3,068% ao ano, enquanto o dólar sustenta a trajetória de queda diante das principais moedas (índice DXY cai 0,22%, no momento), observada nos últimos dias. Os futuros dos principais índices de ações da bolsa de Nova York apontam para uma abertura positiva, mas moderada. O futuro do Dow Jones sobe 0,08%; do S&P 500 avança 0,06%; Nasdaq tem ganho de 0,08%.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta manhã, motivados por um dólar mais fraco e pelos relatos apontando redução dos estoques do produto nos EUA. O contrato futuro do petróleo tipo WTI, para entrega em outubro, é negociado a US$ 71,55/barril, com alta de 0,60%, no momento.

A volatilidade deve seguir marcando os negócios no mercado doméstico, nesta quinta-feira. Mercados devem abrir digerindo a pesquisa Datafolha divulgada nesta madrugada que mostra que a corrida eleitoral ainda não tem um quadro definido. É cedo para apostar que a eleição já se encontra definida entre Bolsonaro e Haddad. O Datafolha mostra que o candidato Ciro Gomes pode surpreender nesta reta final da campanha.

Top