The economic indicators published in China early morning did not surprise: they show China´s economic stabilization in the last quarter of 2015.*

The economic indicators published in China early morning did not surprise: they show China´s economic stabilization in the last quarter of 2015.*

Edição 1439

19/01/2016

Os indicadores econômicos divulgados na China, nesta madrugada, não trouxeram surpresas: mostram a estabilização da economia chinesa no último trimestre de 2015, em linha com o lento processo de uma economia que, aos poucos, passa a ser comandada pelo mercado doméstico.

Produção industrial, vendas do comércio e investimentos em ativos fixos apresentaram ligeira desaceleração no final do ano passado, enquanto o PIB expandiu-se 6,8% no 4T15 A/A (consenso 6,9% A/A). Em 2015, o PIB cresceu 6,9%, próximo à meta oficial de 7%.

Mercados abriram os negócios aliviados, mostrando maior apetite ao risco, motivados pela perspectiva de que o governo chinês continuará adotando medidas de estímulos para reequilibrar a economia, caminhando com segurança para um pouso suave.

Na Ásia, mercados voltaram a operar em alta. O índice MSCI Asia Pacific encerrou o dia com ganho de 0,8%. No Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio teve valorização de 0,55%, refletindo a dissipação das preocupações com a desaceleração da economia chinesa. O iene perdeu força, sendo cotado em relação à moeda americana em 117,81 ienes, desvalorizando-se cerca de 0,40%. Na China, bolsas locais apresentaram forte valorização, com rumores de que fundos estatais estavam atuando pesadamente na ponta compradora. O índice Xangai Composto apurou ganho de 3,22%, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, registrou valorização de 2,07%.

Na Europa, mercados seguem o bom humor ditado pela Ásia. O índice STOXX600 opera com valorização de 1,72%, nesta manhã. Em Londres, o FTSE100 sobe 1541%; em Paris o CAC40 avança 2,02%; em Frankfurt o DAX ganha 1,81%. O euro troca de mãos a US$ 1,0877, recuando cerca de 0,10% frente à moeda americana.

Nos Estados Unidos, o yield da Treasury de 10 anos subiu para 2,07% em meio à percepção de que os juros estavam muito baixos para uma economia que mostra crescimento persistente. O dólar voltou a se valorizar frente às principais moedas: dólar index encontra-se em 99,081 pontos, com alta de 0,13%. No mercado de ações, o índice futuro do S&P 500 apresenta valorização de 1,54%, nesta manhã.

No mercado de petróleo, preços mostram reação, dado as perdas acumuladas recentes, despertando um ajuste técnico, após a divulgação dos dados chineses. O produto tipo WTI é negociado a US$ 29,61/barril, com alta de 0,65%, no momento. O Índice Bloomberg de Commodity opera em alta (+0,90%), após fechar no mais baixo patamar desde 1991, na última sexta-feira.

A Bovespa deve seguir a tendência ditada pelos principais mercados internacionais, podendo recuperar parte do terreno perdido recentemente, puxada pela recuperação dos preços do petróleo e das demais commodities, em linha com expectativas mais positivas em relação à economia chinesa.

Top