The international markets are mostly trading positive in view of the expectation that world central banks will sustain an adjusted monetary policy and the high liquidity scenario.*

The international markets are mostly trading positive in view of the expectation that world central banks will sustain an adjusted monetary policy and the high liquidity scenario.*

Edição 781

07/05/2013

Mercados internacionais operam em sua maioria em alta devido à expectativa de que bancos centrais ao redor do mundo mantenham a política monetária acomodatícia e o ambiente de alta liquidez.

Na Ásia e Pacífico, a maior parte das bolsas terminou o dia em alta. O índice MSCI Ásia Pacífico subiu 1,3% após o banco central australiano surpreender e cortar a taxa de juros em 25 pb, de 3,00% a.a. para 2,75% a.a.. Houve alta de 3,55% no índice Nikkei de Tóquio e de 0,20% na bolsa de Xangai. O dólar australiano se desvalorizou diante das outras moedas, perdendo 0,8% de valor diante do dólar americano. O iene está ganhando valor hoje, 0,16% contra o dólar, cotado a 99,17.

Na Europa as bolsas operam em alta, ainda reagindo às declarações do presidente do ECB, Draghi, de que está pronto para tomar mais ações de política monetária caso isso seja necessário. Além disso, os resultados de algumas empresas surpreenderam positivamente hoje. O índice Dax de Frankfurt sobe 0,89% hoje, o índice CAC de Paris 0,58% e o FTSE100 de Londres 0,38%. O euro está se valorizando 0,32%, cotado a 1,3118 contra o dólar, após as encomendas à indústria na Alemanha em março terem surpreendido para cima, com variação de 2,2% M/M quando a expectativa era de -0,5% M/M.

Os futuros das bolsas americanas operam em alta agora, com o índice Dow Jones subindo 0,21% e o S&P500 0,13%. O dólar perde valor diante das principais moedas do mundo (índice DXY recuando 0,24%). A treasury de 10 anos está subindo hoje, cotada a 1,771% a.a.. Os preços das principais commodities recuam hoje, com o petróleo tipo WTI caindo 0,52%, cotado a US$ 96,65/barril.

No Brasil, a expectativa de política monetária frouxa no restante do mundo pode afetar o mercado de juros futuros, fazendo as taxas longas caírem. Em relação ao Real, ele pode se desvalorizar mais diante das outras moedas com a queda dos preços de commodities e dos juros futuros. A bolsa pode ter mais um dia descolada do restante das bolsas internacionais, que, por enquanto, sinalizariam para um dia de alta.

Superintendência de Economia
Sul América Investimentos – Associada ao ING
www.sulamericainvestimentos.com.br

Top