The international stock markets are down this morning, realizing profits after continued highs in previous trading sessions.

The international stock markets are down this morning, realizing profits after continued highs in previous trading sessions.

Edição 971

13/02/2014

Mercados internacionais estão em queda pela manhã, em movimento de realização de lucros após as seguidas altas nos pregões anteriores.

Na Ásia as bolsas fecharam em queda. O índice MSCI Ásia Pacífico caiu 0,9%, com a bolsa de Xangai caindo 0,5% e o índice Nikkei225 de Tóquio recuando 1,79%. O iene está se apreciando hoje, 0,55%, cotado a 101,97 contra o dólar.

Na Europa as bolsas operam em queda, com o índice pan-europeu STOXX600 caindo 0,6%, após ter subido 6,5% nos seis pregões anteriores. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt caem 0,68%, 0,32% e 0,28%, respectivamente. O euro está ganhando valor diante do dólar, 0,60%, cotado a 1,3674.

Nos Estados Unidos, os índices futuros das bolsas têm queda, com o índice futuro do S&P recuando 0,42% e o futuro do Dow Jones caindo 0,43%. O dólar está perdendo valor diante das principais moedas, caindo 0,60% contra o euro, 0,55% contra o iene, 0,33% contra a libra. A treasury de 10 anos está em alta, com yield de 2,75% a.a.. Hoje serão divulgados dados de vendas no varejo de janeiro, que devem ter mostrado estabilidade em relação a dezembro, sendo essa estagnação provavelmente efeito do inverno rigoroso, uma vez que o núcleo de vendas (que exclui automóveis e construção, setores afetados pelo inverno) deve mostrar avanço de 0,2% M/M.

O mercado de commodities está com preços em queda de forma geral, com o índice UBS/Bloomberg caindo 0,20%. O preço do petróleo tipo WTI está caindo 0,72%, cotado a US$ 99,65 o barril.

O Ibovespa não tem tanto espaço quanto os mercados internacionais para realizar lucros, uma vez que ele não subiu tanto quanto eles (e até caiu ontem). O Ibovespa deve então oscilar entre queda e estabilidade hoje, com a correção dos mercados internacionais se fazendo sentir na taxa de câmbio, que se valorizou nas últimas semanas. A depreciação de ontem, portanto, deve seguir ocorrendo hoje. Os juros futuros devem responder ao dado de vendas no varejo no Brasil, que na projeção da SulAmérica Investimentos deve ter recuado na comparação M/M (-0,2% M/M). Se isso ocorrer, os juros mais curtos podem ter queda mais intensa.

Top