The international stock markets edge up today, expecting that Yellen, new Fed´s CEO makes a dovish speech in her report to the House of Representatives

The international stock markets edge up today, expecting that Yellen, new Fed´s CEO makes a dovish speech in her report to the House of Representatives

Edição 969

11/02/2013

Mercados internacionais seguem em alta hoje, na expectativa que Yellen, nova presidente do Fed, faça um discurso dovish no seu relatório à Casa dos Representantes hoje à tarde, podendo até dar sinais de que o tapering (diminuição das compras de títulos) pode ser interrompido.

Na Ásia as bolsas fecharam em alta. O índice MSCI Ásia Pacífico exceto Japão subiu 1,2%, com a bolsa de Xangai subindo 0,84%. As bolsas no Japão ficaram fechadas devido a feriado. O iene está se apreciando hoje, 0,13%, cotado a 102,40 contra o dólar.

Na Europa as bolsas também operam em alta, com o índice pan-europeu STOXX600 subindo 0,87%. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt sobem 0,97%, 0,87% e 1,30%, respectivamente. O euro está ganhando valor diante do dólar, +0,20%, cotado a 1,3672.

Nos Estados Unidos, os índices futuros das bolsas apontam para alta, de +0,44% para o Dow Jones e +0,44% para o S&P. A atenção do mercado se concentra hoje no discurso de Yellen na Casa dos Representantes, que deve se iniciar às 11:30, horário de Brasília. Yellen deve dizer se o FOMC está vendo com preocupação ou não a fraqueza recente nos indicadores do mercado de trabalho, dando pistas sobre o próximo passo da política monetária. O dólar está perdendo valor diante das principais moedas, com o índice DXY caindo 0,13%. A treasury de 10 anos está em alta, com yield de 2,693% a.a..

O mercado de commodities está com preços em alta de forma geral, com o índice UBS/Bloomberg subindo 0,18%. O preço do petróleo tipo WTI está subindo 0,29%, cotado a US$ 100,35 o barril.

O Ibovespa hoje depende do discurso da Yellen, assim como os mercados internacionais. Se o discurso for dovish, ele pode ter alta. O real também deve ser afetado pelo discurso de yellen, podendo se valorizar se o discurso for dovish. Já os juros futuros devem abrir em queda, reagindo à divulgação dos índices de inflação divulgados hoje, que vieram abaixo do esperado no caso do IGP-M 1º decêndio (0,22% contra 0,35%) e no IPC-FIPE 1ª semana (0,86% contra 0,89%).

Top