The markets show no clear direction this Friday. The risk appetite is undermined by the fear regarding the trade conflict between the US and China*

The markets show no clear direction this Friday. The risk appetite is undermined by the fear regarding the trade conflict between the US and China*

Edição 2083

24/08/2018

Mercados não mostram direcional claro, nesta sexta-feira. O apetite ao risco é abalado pelos temores em relação ao conflito comercial entre os EUA e China. As conversações ocorridas nos últimos dois dias não resultaram em avanços que possam levar a um acordo comercial entre as duas economias. Investidores também mantém cautela, à espera das manifestações dos presidentes dos principais bancos centrais no encontro em Jackson Hole, neste final de semana, que deverão se manifestar sobre as alterações de política monetária nas economias avançadas e seus impactos sobre as economias emergentes.

Na Ásia, bolsas fecharam sem direção única. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific apurou modesto ganho de 0,1% no pregão de hoje. Na China, o índice Xangai Composto fechou com alta discreta de 0,18%, em mais um pregão volátil. Em Tóquio, o Nikkei subiu 0,85%, fechando a semana com valorização de 1,49%, depois de ficar no vermelho nas três semanas anteriores. O dólar subiu para 111,43 ienes de 111,25 ienes de ontem à tarde. Em outras partes da Ásia, o Hang Seng recuou 0,43% em Hong Kong; o sul-coreano Kospi teve alta de 0,46% em Seul; em Taiwan, o Taiex terminou o dia com queda de 0,50%.

Na Europa, bolsas operam em alta moderada, nesta manhã. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, avança 0,25%, no momento, impulsionado pelos papeis de empresas ligadas a matérias primas. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,21%; em Paris, o CAC40 tem alta de 0,46%; em Frankfurt, o DAX sobe 0,22%. O euro sobe para US$ 1,1567, de US$ 1,1541 no fim da tarde de ontem, refletindo a divulgação do PIB da Alemanha (+0,5% no 2º Tri ante 1º Tri), reforçando o crescimento robusto na principal economia da região do euro.

Os futuros de ações da bolsa de Nova York também operam em alta, e à semelhança das bolsas europeias, sinalizam para uma abertura com altas moderadas. O futuro do índice Dow Jones sobe 0,16%; do S&P 500 avança 0,16%; Nasdaq tem ganho de 0,19%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos opera estável em torno da taxa de 2,830% ao ano, mesma tendência observada pelo comportamento do dólar frente às principais moedas. Investidores aguardam os comentários de Jerome Powell, presidente do Fed, no simpósio de Jackson Hole hoje às 11h de Brasília, esperando por uma avaliação da política monetária em um ambiente ameaçado pela guerra comercial, crise nas economias emergentes e pressões do presidente Trump contra a alta dos juros.

Os preços das commodities operam em alta, com o índice da Bloomberg subindo 0,50%, refletindo a alta dos preços da energia. O contrato futuro do petróleo tipo WTI, para entrega em outubro, valoriza 1,21%, negociado a 68,65/barril.

Os mercados domésticos não deixarão de refletir a tendência ditada pelos mercados internacionais, que refletirão, principalmente, o discurso de Jerome Powell em Jackson Hole. Internamente, o ambiente eleitoral continuará ditando as tendências, refletindo mais uma pesquisa de intenção de votos que será divulgada na parte da manhã (XP/IPespe). O real pode ter mais um dia de desvalorização, com consequente alta dos juros futuros, enquanto a Bovespa pode mostrar tímidos ganhos seguindo a as principais bolsas internacionais.

Top