The minutes of the Fomc/Fed meeting held last year and disclosed yesterday stated that the recovery of the U.S. economy was below expectations.*

The minutes of the Fomc/Fed meeting held last year and disclosed yesterday stated that the recovery of the U.S. economy was below expectations.*

Edição 1008

10/04/2014

A ata da reunião do Fomc/Fed, realizada no mês passado e divulgada ontem, afirmou que a recuperação da economia americana está abaixo do desejado, necessitando ainda de estímulos monetários, tornando distante o momento de começar a elevar a taxa dos "fed funds". Na China, dados sobre o setor externo em março decepcionaram. As exportações caíram 6,6% e as importações recuaram 11,3%, mostrando que faltam demandas interna e externa para impulsionar a segunda maior economia do mundo. Esses fatos dão o tom dos negócios, nesta manhã.

Na Ásia, a fraqueza da economia chinesa levou a valorização do iene, num movimento de busca por ativos seguros. O dólar americano é negociado a 101,44 ienes no momento, contra 102,05 ienes de ontem à tarde. A bolsa de Tókio fechou com discreta alta (+0,04%), com investidores divididos entre o desalento causado pelos dados chineses valorizando o iene e os estímulos decorrentes de se saber que o aperto monetário nos EUA só virá quando as condições econômicas voltarem ao normal. Na China, foi aprovada a formação de parcerias entre investidores, que poderão negociar ações tanto na bolsa de Xangai como em Hong Kong. Mercados locais reagiram positivamente, com Xangai contabilizando alta de 1,38% e Hong Kong 0,67%. O índice MSCI Asia Pacific encerrou o pregão de hoje apurando ganho de 0,6%.

Na Europa, as boas notícias dadas pela ata do Fed não compensaram os efeitos negativos que a queda das importações chinesas teve sobre os papeis de empresas mineradoras. O índice STOXX600 que iniciou a sessão em alta opera, agora, em baixa de 0,35%. Principais mercados também operam no vermelho: Londres -0,05%; Paris -0,39% e Frankfurt -0,35%. O euro é cotado a 1,3870, no momento, ante US$ 1,3848 no fim da tarde de ontem.

Nos EUA, os preços do T-Bonds de 10 anos voltaram a subir após a divulgação da ata do Fomc, reduzindo os juros pagos para 2,65% ao ano. O dólar recuou frente às principais moedas, levando a nova rodada de apreciação das principais moedas dos países emergentes. No mercado de ações, as expectativas não são boas para o dia de hoje, tendo por base o comportamento dos índices futuros das principais bolsas americanas. Os futuros do S&P e D&J registram perdas de 0,31% e 0,30%, respectivamente, nesta manhã.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 103,50/barril, com queda de 0,10%, neste momento. As commodities metálicas sobem 0,54%, enquanto as agrícolas recuam 0,16%.

Os fracos resultados da balança comercial chinesa, divulgados nesta madrugada, podem afetar negativamente a performance da Bovespa no dia de hoje, acompanhando a tendência de queda apresentada pelas principais bolsas internacionais, no momento. Com o dólar fraquejando frente ás principais moedas com a postergação do momento de elevar o juro americano pelo Fed, o real deve se beneficiar, mantendo a trajetória de apreciação diante da moeda americana. No mercado de juros, após o IPCA de março acima das expectativas, aumentou o interesse sobre a ata do Copom, que será divulgada as 8h30. Espera-se que a ata referende mais uma alta da Selic na reunião do próximo mês.

Top