The opening of international markets suggests that they will trade up today, given that the futures indexes in American and European stock exchanges are currently appreciated*

The opening of international markets suggests that they will trade up today, given that the futures indexes in American and European stock exchanges are currently appreciated*

Edição 1409

02/12/2015

A abertura dos mercados internacionais sugere um dia de alta, levando-se em conta que os índices futuros das bolsas tanto dos Estados Unidos como da Europa registram valorizações, no momento. Investidores operam em meio a especulações de que o ritmo de elevação dos juros americanos deverá ser bem gradual. Essa possibilidade ganhou força após o fraco resultado do ISM-manufatura de novembro, divulgado ontem, que mostrou atividade industrial americana em contração. Janet Yellen, presidente do Fed, deve falar hoje, devendo trazer novas dicas sobre a forma de como o Fed conduzirá o ajuste monetário a partir deste mês.

Enquanto o yield da Treasury de 10 anos recuou para 2,16% ao ano após o fraco dado industrial, o dólar opera, nesta manhã, em ligeira alta enquanto se aguarda pelo discurso de Janet Yellen. O índice futuro do S&P500 registra avanço de 0,14%, no momento.

Na Europa, os mercados também operam em alta, em meio a especulações de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá anunciar aumento do programa de compra de ativos em sua reunião de amanhã. O indicador de preços ao consumidor de novembro, que será divulgado logo mais, deve mostrar que a inflação da zona do euro encontra-se em 1,1%, ainda abaixo da meta de longo prazo perseguida pelo BCE. O índice STOXX600 apura valorização de 0,25%, no momento. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,28%; em Paris, o CAC40 registra alta de 0,10%; em Frankfurt o DAX opera com discreta alta. O euro é negociado a US$ 1,0614, recuando 0,16% frente ao dólar.

Na Ásia, mercados fecharam sem direção única. O índice MSCI Asia Pacific apurou alta de 0,1%. Em Tókio, o índice Nikkei recuou 0,37% no pregão de hoje. Investidores preferiram realizar lucros antes de eventos importantes desta semana, como a decisão de política monetária do BCE, amanhã, e a divulgação da payroll americana na sexta-feira. Na China, a bolsa de Xangai apurou valorização de 2,33%, puxado pelas ações de bancos, corretoras e seguradoras, ante a percepção de que a piora da economia deve levar o governo a promover novo corte de juros, seria o sexto desde novembro do ano passado. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,44% na sessão de hoje.

Os mercados domésticos continuarão acompanhando os eventos políticos. Hoje a meio dia, o Congresso retoma a votação sobre a mudança da meta fiscal de 2015, bem como a aprovação do Orçamento de 2016. As divergências entre PT e o Planalto sobre a questão do mandato do deputado Eduardo Cunha, impediram que os trabalhos evoluíssem ontem à noite. Os mercados de juros futuros e câmbio devem evoluir de olho nas questões políticas, mas também refletindo os juros das Treasuries e o andamento do dólar no mercado internacional, diante da manifestação da presidente do Fed sobre a política monetária americana, no dia de hoje.

Top