The single and most important event of today’s agenda is the Federal Open Market Committee (FOMC) decision on the monetary policy and its update on the economy projections at 3:00 p.m.*

The single and most important event of today’s agenda is the Federal Open Market Committee (FOMC) decision on the monetary policy and its update on the economy projections at 3:00 p.m.*

Edição 811

19/06/2013

O grande e único evento da agenda de hoje é a decisão de política monetária e atualização das projeções econômicas do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed, às 15h. Ben Bernanke concede entrevista coletiva a partir das 15h30, horários de Brasília.

Enquanto aguardam os desdobramentos desse evento, mercados operam em ritmo lento, evitando grandes exposições. Na Europa, o índice pan-europeu de ações STOXX600 registra valorização de 0,25% neste momento. Em Londres, o FTSE100 opera próximo à estabilidade, enquanto o CAC40 de Paris e o DAX30 de Frankfurt registram altas de 0,15% e 0,53%, respectivamente. O euro opera relativamente estável frente à moeda americana, sendo negociado a US$ 1,3392, nesta manhã.

Os futuros das principais bolsas de valores americanas registram discretas altas no momento (S&P +0,18% e D&J +0,16%), enquanto o dólar permanece estável frente às principais moedas e o juro pago pela treasury de 10 anos flutua em torno de 2,187% ao ano.

A cautela também predominou nos mercados asiáticos, levando a maioria das bolsas da região a fechar em baixa. Na China, a bolsa de Xangai fechou em queda de 0,65%, com os investidores preocupados com a súbita contração da liquidez no mercado monetário e também pelos rumores que novas medidas de aperto no mercado imobiliário poderão ser adotadas. Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou o dia amargando perda de 1,13%. No Japão, o fortalecimento do dólar e a busca por pechinchas levou o Nikkei a fechar o pregão com ganho de 1,83%. O dólar chegou a ser negociado, durante a sessão, a 95,66 ienes, recuando posteriormente para 95,06 ienes, cotação que prevalece nesta manhã.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI opera com alta de 0,48%, com o barril sendo negociado a US$ 98,91. Demais commodities operam em torno da estabilidade, com metais apresentando ligeira queda (-0,05%).

À semelhança dos demais mercados, a Bovespa deve também operar na defensiva até as 15h30, quando terá início a entrevista de Ben Bernanke, momento em que, provavelmente, algumas das dúvidas do mercado poderão ser esclarecidas. No mercado de câmbio, ambiente de alta volatilidade deve permanecer, prevalecendo a tendência de valorização do dólar ante a moeda brasileira. Mercado de juros continuará oscilando ao sabor dos efeitos relativos à política monetária do Fed e suas consequências sobre os juros americanos e a moeda americana.

Superintendência de Economia
Sul América Investimentos – Associada ao ING
www.sulamericainvestimentos.com.br

Top