The stock markets are trading up this morning, with few relevant events amid concerns on the political crisis in Ukraine.

The stock markets are trading up this morning, with few relevant events amid concerns on the political crisis in Ukraine.

Edição 1076

23/07/2014

Mercados operam em alta nesta manhã, em um dia de poucos eventos importantes do ponto de vista econômico, em meio às preocupações decorrentes da crise política na Ucrânia.

Na Europa, mercados de ações sustentam a trajetória de alta dos últimos dias, impulsionados pela divulgação de resultados corporativos, que superaram as estimativas dos analistas. O índice pan-europeu de ações, STOXX600 registra ganho de 0,41% no momento. Principais bolsas da região também registram altas significativas: Londres +0,36%; Paris +0,61% e Frankfurt +0,67%. O euro é negociado a US$ 1,3466, operando próximo das mínimas atingidas no início da sessão europeia.

A divulgação, ontem, de uma inflação ao consumidor nos EUA bem comportada, afastando o sentido de urgência para o Fed começar o aperto monetário, manteve a remuneração da Treasury de 10 anos em baixos níveis, coadjuvada também pela busca de porto seguro diante das tensões geopolíticas. O juro da T-Bond de 10 anos situa-se em 2,46% ao ano, nesta manhã, enquanto o dólar mostra-se relativamente estável em relação às principais moedas. Os índices futuros das bolsas S&P e D&J registram altas de 0,21% e 0,18%, respectivamente, no momento.

Na Ásia, o afastamento do risco de uma alta dos juros americanos a médio prazo, após a constatação de que a inflação americana encontra-se abaixo da meta perseguida pelo Fed, animou os investidores que deixaram em segundo plano as escaramuças na Ucrânia, prestigiando os ativos de risco. Os mercados de ações locais mantiveram a trajetória de ganhos pelo terceiro mês seguido. O índice MSCI Asia Pacific fechou a sessão de hoje com alta de 0,4%. Em Tókio, por sua vez, temores quanto à crise na Europa Oriental seguraram os investidores, já propensos a uma menor exposição em ações enquanto aguardam os balanços corporativos que começarão a ser publicados nesta semana. O índice Nikkei fechou com queda de 0,10%. O dólar troca de mão a 101,42 ienes, próximo de 101,46 ienes do fechamento dos negócios ontem. Na China, especulações de que o governo deverá adotar medidas para reverter o quadro de desaceleração no mercado imobiliário favoreceram o movimento de alta das principais bolsas locais. O índice Xangai Composto apurou valorização de 0,14%, enquanto o Hang Seng fechou com ganho de 0,80%.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 102,03/barri (-0,05%), refletindo a expectativa de elevação dos estoques de gasolina em poder dos EUA. Demais commodities operam em baixa no dia de hoje.

Na Bovespa, a pesquisa eleitoral divulgada ontem pelo Ibope/Globo deve desapontar os investidores, podendo levar a uma realização nas ações da Petrobrás. Em uma agenda econômica esvaziada em termos de indicadores, o mercado de juros futuros deve voltar a olhar o desempenho do dólar – que deve se manter estável em relação à moeda nacional – e das Treasuries americanas a fim de definir uma direção para hoje.

Top