The week begins under the impact of the data on economic activity disclosed by China this weekend*

The week begins under the impact of the data on economic activity disclosed by China this weekend*

Edição 1379

19/10/2015

Semana começa sob o impacto dos dados sobre atividade econômica divulgados pela China, neste final de semana. O PIB do 3º trimestre cresceu 6,9%, ligeiramente acima das projeções do mercado (6,8%), se constituindo no mais fraco resultado desde 2009. Os dados sobre as vendas do comércio surpreenderam positivamente, graças aos setores de serviços e consumo, enquanto a produção industrial e os investimentos fixos voltaram a decepcionar, refletindo a alta ociosidade na indústria e a retração do setor exportador.

As cotações das commodities recuam de forma geral no dia de hoje. O índice Bloomberg Commodity caiu pelo terceiro dia consecutivo (-0,5% no momento), refletindo as perdas, principalmente, com metais básicos. O petróleo tipo WTI, que é negociado a US$ 46,87/barril, recua 0,83%, nesta manhã.

As bolsas da Ásia fecharam na maioria em baixa, refletindo os fracos dados sobre a economia chinesa. O índice MSCI Asia Pacific perdeu 0,3%. No Japão, o índice Nikkei caiu 0,88%, refletindo os receios quanto ao ritmo de crescimento da China. No mercado de câmbio, o dólar é negociado a 119,36 ienes, sem grandes alterações em relação à cotação do final de sexta-feira. Na China, o índice Composto de Xangai fechou o dia com variação de -0,14%, após oscilar entre +1,0% e -1,1%, ao longo do pregão. Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou próximo da estabilidade (+0,04%).

Na Europa, bolsas operam em alta, motivadas pela divulgação de resultados corporativos favoráveis. O índice STOXX600 registra ganho de 0,40%, no momento. Em Londres, o índice FTSE100 oscila em torno da estabilidade. O CAC40 de Paris sobe 0,30%, enquanto o DAX de Frankfurt registra alta de 0,70%. O euro troca de mãos a US$ 1,1350, mantendo certa estabilidade frente ao dólar, nesta manhã.

Os índices futuros das principais bolsas norte-americanas operam em queda, com S&P registrando -0,04% e o D&J -0,12%. O dólar se valoriza frente às principais moedas, com o dólar índex mostrando variação de +0,22%, no momento. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos permanece flutuando em torno de 2,04% ao ano.

Nos mercados brasileiros, os dados da China devem pesar negativamente sobre os negócios. Ademais, a volatilidade deve prevalecer, dado o conturbado ambiente político interno. Um atenuante, que pode influenciar positivamente os preços dos ativos no dia de hoje, foi a notícia sobre a defesa enfática que a presidente Dilma fez do ministro Joaquim Levy, ontem na Suécia. Defendeu a atual política econômica, afastando qualquer possibilidade de mudança de rumo, reforçando a posição do ministro que vem sofrendo pesadas críticas dentro do governo.

Top