The week begins with investors more excited about events that may reduce sticking points between the largest economies, ensuring a stable global growth.*

The week begins with investors more excited about events that may reduce sticking points between the largest economies, ensuring a stable global growth.*

Edição 2079

20/08/2018

A semana abre com investidores mais animados, diante de eventos que podem reduzir os pontos de atritos entre as principais economias, assegurando um crescimento global estável. O encontro entre representantes do governo chinês e americanos, previsto para esta quarta-feira, abre a possibilidade de se chegar a uma solução que evite o agravamento do conflito comercial entre as duas potências. Nesta semana, os investidores também estarão atentos ao simpósio de Jackson Hole que começa na sexta-feira. Reunião anual dos presidentes dos principais bancos centrais do mundo, a política monetária estará em foco. Espera-se por sinais sobre possíveis medidas que possam estabilizar os mercados, neste momento em que fortes turbulências tomam conta das economias emergentes.

A expectativa de que americanos e chineses cheguem a um acordo que evite uma espiral de retaliações comerciais impulsionaram os mercados da Ásia, que fecharam majoritariamente em alta. As bolsas da China foram marcadas pela volatilidade, mas terminaram o pregão com ganhos. O índice Composto de Xangai apurou alta de 1,11%. O índice Hang Seng teve ganho de 1,41% em Hong Kong. O sul-coreano Kospi exibiu alta marginal de 0,04% em Seul; em Taiwan, o Taiex fechou com ligeiro ganho (+0,08%). Em Tóquio, a bolsa japonesa contrastou com as demais da região, contida pela valorização recente do iene frente ao dólar. O Nikkei caiu 0,32%, em um pregão de baixo volume negociado.

As bolsas de ações na Europa operam no azul, nesta manhã, acompanhando o bom humor dos mercados asiáticos. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, sobe 0,64%, impulsionado pelos papeis de mineradoras, acompanhando a alta dos metais básicos. Em Londres, o FTSE100 avança 0,54%; em Paris, O CAC40 tem ganho de 0,71%; em Frankfurt, o DAX se valoriza 1,13%. O euro recua pela primeira vez em quatro dias. Neste momento, é negociado a US$ 1,1411, com queda de 0,24%.

Os futuros dos principais índices de ações da bolsa de Nova York apontam para uma abertura positiva para o pregão de hoje. O futuro do Dow Jones sobe 0,28%; do S&P 500 avança 0,21%; Nasdaq ganha 0,38%, no momento. O dólar volta a se valorizar frente às principais moedas – índice DXY avança 0,23%, nesta manhã – enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos flutua em torno de 2,85% ao ano.

No mercado de petróleo, o contrato futuro do produto tipo WTI é negociado a US$ 65,90/barril, apresentando fracas oscilações em relação a este patamar, à espera das negociações entre chineses e americanos, previstas para esta semana.

No Brasil, a semana abre movimentada pelo cenário eleitoral, que continuará sendo o principal driver dos negócios. Várias pesquisas eleitorais, de abrangência nacional, estão previstas para os próximos dias: hoje, a MDA/CNT divulga sua pesquisa às 11h. A noite, no Jornal Nacional, será conhecido o levantamento do Ibope. Na quarta-feira será a vez do instituto de pesquisa Datafolha.

Top