Today seems favorable to risk assets in general, sustaining strong highs at main world´s stock exchanges.*

Today seems favorable to risk assets in general, sustaining strong highs at main world´s stock exchanges.*

Edição 849

13/08/2013

O dia se mostra favorável aos ativos de risco em geral, alimentando fortes altas nas principais bolsas de valores mundiais.

Na Europa, a divulgação do indicador de expectativas econômicas ZEW, mostrando que a confiança na economia da zona do euro aumentou mais do que se esperava (índice: 42 em agosto, contra 39,9 do consenso), juntou-se à divulgação de bons resultados corporativos animando os investidores em ações. O índice pan-europeu STOXX600 opera com ganho de 0,39% no momento. Em Londres, o índice FTSE100 sobe 0,59%, tendência acompanhada pelo CAC40 de Paris (+0,35%) e o DAX30 de Frankfurt (+0,75%). O euro se fortalece subindo para US$ 1,3310, contra 1,3297 de ontem à tarde.

Os futuros das principais bolsas americanas também sinalizam para um dia de valorizações para o mercado de ações dos EUA. Os índices futuros do S&P e D&J registram ganhos de 0,38% e 0,34%, respectivamente, neste momento. Na agenda, a divulgação do índice de vendas ao varejo que deve mostrar alta de 0,3% em julho (0,4% em junho), além do discurso do presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart (13h45), que deve se manifestar sobre a redução dos estímulos monetários. O dólar se fortalece no dia de hoje (dólar index:+0,32%), enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos situa-se em torno de 2,657% ao ano.

Na Ásia, as bolsas fecharam em alta, com o índice MSCI Asia Pacific apurando ganho de 0,9%. Expectativas positivas a cerca da economia chinesa deram o tom dos negócios na região. Em Hong Kong, o índice Hang Seng realizou ganho de 1,21%, enquanto em Xangai, bolsa local subia 0,23%. Papéis de empresas de construção e aço lideraram o pregão. Em Tókio, a combinação de um dólar mais fraco e a busca por pechinchas levou o Nikkei a fechar o dia de hoje com alta de 2,52%. Esse resultado também foi influenciado positivamente pelo dado de encomendas de máquinas, que em junho subiram 4,9% A/A, contra o projetado de +2,6%. A moeda japonesa é negociada a 98,02 ienes por dólar contra 96,90 ienes do final da tarde de ontem.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é cotado a US$ 107,05/barril, com alta de 0,89% no momento. Cotações das demais commodities também avançam nesta manhã, com metálicas subindo 0,78% e agrícolas +0,57%.

Os bons dados divulgados na Europa, o bom desempenho das bolsas chinesas e expectativas de resultados favoráveis para as vendas do comércio americano em julho devem manter os investidores em ações animados. Boas chances de a Bovespa manter a trajetória de ganhos dos últimos dias. No mercado de câmbio, a valorização do dólar, observada nesta manhã, prenuncia mais um dia em que deve prevalecer a pressão para depreciação do real. No mercado de juros, o discurso do secretário de política monetária do BC, Carlos Hamilton, deve reforçar as apostas na continuidade do ciclo de aperto monetário, uma vez que a tendência da inflação permanece de alta, podendo ganhar força devido à desvalorização cambial recente.

Superintendência de Economia
Sul América Investimentos – Associada ao ING
www.sulamericainvestimentos.com.br

Top