Today the markets are reflecting Janet Yellen’s yesterday announcement*

Today the markets are reflecting Janet Yellen’s yesterday announcement*

Edição 1365

25/09/2015

Mercados abrem os negócios, nesta manhã, repercutindo o discurso proferido ontem por Janet Yellen, em que reafirmou as possibilidades de o Fed iniciar, ainda neste ano, o ajuste da taxa de juro de referência da economia americana. Em sua avaliação, o crescimento segue firme, com o Fed cumprindo com seus objetivos de assegurar o pleno emprego e inflação estável, não acreditando que as turbulências apresentadas pelas economias emergentes, no momento, venham reverter o atual processo de crescimento da economia americana.

O dólar ganhou força diante todas as moedas desde o início da sessão asiática, levando o índice DXY a registrar alta de 0,54%, nesta manhã, enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos subiu para 2,169% ao ano (+2,01%). O futuro do índice de ações S&P 500 registra ganho de 1,52%, neste momento, prometendo por um fim em três dias seguidos de queda do mercado acionário local. Entre os indicadores econômicos a serem divulgados, destaque para a revisão final do PIB do 2T15, que deve ter expandido 3,7% segundo o consenso do mercado, como também para o índice de confiança do consumidor, que deve ter ficado em 86,5 em setembro.

Na Europa, o mercado de ações ingressou em um intenso processo de alta, sem igual nos últimos sessenta dias. O índice pan-europeu de ações STOXX600 registrava alta de 3,06%, na primeira metade do pregão europeu, puxado por ações das empresas de autos e mineradoras. A bolsa de Londres sobe 2,42%; Paris avança 3,45% e Frankfurt registra ganho de 3,03%. O euro troca de mãos a US$ 1,1163, com queda de 0,60% frente à divisa americana.

Na Ásia, as bolsas de ações fecharam sem direção única. O índice MSCI Asia Pacific apurou alta de 0,2% no dia de hoje. Na China, o índice Xangai Composto terminou a sessão com perda de 1,60%, refletindo os temores dos agentes em relação à economia local, cujo enfraquecimento tem levado à contínua saída de capitais do país. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,43%. No Japão, a fala de Janet Yellen repercutiu positivamente, levando o iene a se desvalorizar frente ao dólar. No momento, a moeda americana é negociada a 120,92 ienes, contra 119,34 ienes de ontem à tarde em Nova York. O índice Nikkei fechou o dia com alta de 1,76%, beneficiado também pela expectativa de que o banco central japonês venha intensificar os estímulos, após o governo reconhecer que a economia vem perdendo força.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI sobe pelo segundo dia consecutivo, sendo negociado a US$ 45,40/barril, com alta de 1,05%, no momento. Demais commodities também operam em alta com o índice Bloomberg Commodity subindo 0,25%, com destaque para metais (+0,35%) e agrícolas (+0,57%).

No front interno, a incapacidade do governo de promover um acordo político que viabilize a aprovação das medidas fiscais no Congresso deve continuar alimentando a desconfiança dos mercados quanto à viabilidade do ajuste fiscal neste ano. Neste contexto, a deterioração de juros e câmbio pode prosseguir, apesar dos esforços do Banco Central em tentar acalmar os investidores.

Top