Understanding Private Bonds: CDBs*

Understanding Private Bonds: CDBs*

Por dentro dos Títulos Privados: CDBs

O que são?

Os CDBs, isto é, Certificados de Depósito Bancário, são títulos privados representativos de depósitos a prazo, emitidos por bancos comerciais, bancos de investimento e bancos múltiplos.

Quais as características?

O CDB pode ser prefixado, onde a taxa de remuneração é pré-estabelecida, ou pós-fixado, onde a remuneração é composta por uma taxa de juros aplicada sobre o valor investido corrigido pelo índice ao qual o ativo está atrelado, sendo o mais comumente utilizado o CDI.

Tal título pode ser negociado no mercado secundário e quando negociado antes de seu vencimento, o mesmo terá seu valor atualizado com base na taxa atual de mercado.

As instituições financeiras emissoras de CDBs são obrigadas a pagar a remuneração acordada em sua data de vencimento, mas caso isso não aconteça, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante as aplicações em CDBs até R$ 70.000,00 por CPF ou CNPJ. O FGC é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada por diversas instituições financeiras participantes do mercado, com o objetivo de proteger os investidores e evitar crises sistêmicas.

Os CDBs são utilizados em fundos de investimento das mais diversas estratégias, variando em função de seu prazo, indexador e taxa oferecida. Mesmo com o objetivo de agregar rentabilidade, os CDBs expõem o fundo ao Risco de Crédito, visto que em caso de inadimplência, o FGC cobrirá até o limite exposto acima, além do Risco de Liquidez, visto que existe a possibilidade do gestor não conseguir vender o ativo na data desejada, caso a mesma seja antes de seu vencimento, ou caso consiga, o investidor estará exposto a marcação a mercado (ou o preço do ativo) no momento da venda do papel.

Por essas razões, é muito importante que os objetivos do cliente estejam alinhados à gestão do fundo e que seja realizada uma minuciosa análise dos emissores. A gestão profissional, que conta com uma área de análise de crédito e outra área responsável pela gestão de risco dos portfólios, busca minimizar todos esses riscos ao qual o fundo está exposto.

Consulte seu gerente de relacionamento para auxiliá-lo na diversificação de seu portfólio, respeitando o seu perfil de investimento.

Na próxima seção explicaremos as características de outros títulos privados, como as Letras Hipotecárias e as Letras de Crédito Imobiliário.

Redator: Julia Silveira

Top